Apelido: Picasso; Jaime Vieira dos Santos, Atleta Rapeleiro retentor do Recorde Geral da modalidade Rapel Stopwatch categoria Free, que conseguiu a façanha de fazer uma ancoragem de dois pontos de fixação com apenas 15 segundos e finalizou a manobra com 36 segundos.

 

 

S36 - A15, D21   (36 Segundos)

Ano 2014

Rapel Stopwatch - Free

Atleta: Jaime Vieira dos Santos

 

  

 

Confira as 7 respostas do Atleta Jamie em entrevista a CBR:

 

1 - O quanto você gosta do Rapel?

R: Já pratiquei outros esportes, mas o Rapel corre na minha veia, (Risos).

 

2 - No Brasil, qual foi o melhor lugar que você praticou Rapel?

R: Foram vários; Se tivesse que escolher um seria no Viaduto-13 com 143mt de altura, no Rio Grande do Sul, que proporciona um Rapel negativo sem igual.

 

3 - Qual sua sensação quanto ser o retentor do recorde da categoria Free do Rapel Stopwatch?

R: A sensação é ótima! Eu acho muito bom praticar uma modalidade aonde vem crescendo a cada ano, cada vez mais e, mais competidores, isso é muito bom! O melhor é estar ainda liderando como recordista, (Risos)... Acho que esta faltando só um pouco de treino para a rapaziada! (Risos).

 

4 - Quanto você treinou para realizar a manobra e conquistar o Record?

R: Eu trenei bastante, quando eu achei estava bom o suficiente, eu treinei mais buscando aperfeiçoar as etapas da manobra, e graças a Deus tive um bom desempenho na competição, espero que no campeonato de 2018 a galera treine para poder fazer bonito; Porem, sei que vou encontrar algumas dificuldades neste campeonato, já estou um pouco enferrujado, (Risos)...

 

5 - Qual dica você dá para os iniciantes no esporte Rapel Stopwatch?

R: Vou deixar aqui 3 dicas que pra vocês:

 1 Dica - Treine em casa as etapas da manobra, treine ancoragem, transpasse do freio 8, aplicação do cordelete backup, por fim, e se achar necessário a descensão de Rapel também.

 2 Dica -  Depois de treinar as etapas, treine repetidamente a manobra toda, porque seu cérebro tem que acostumar com as sequências das etapas, só assim você vai conseguir executar-la com menor tempo possível

 3 Dica -  A partir daí é só buscar a perfeição, corrigindo posicionamento dos equipamentos e forma de fazer cada etapas da manobra .

 

6 - Do ponto de e vista como atleta, qual a diferença das duas categorias de Competição do Rapel Stopwatch?

R: O Rapel Stopwatch Free por não ser presencial, é supertranquilo de se praticar, ou seja, qualquer um pode fazer, no caso de você errar a manobra, só para a gravação e começa de novo.

Eu acho que a diferença entre os dois tá no RESET, na categoria principal você só tem 2 ou 3 RESET por manobra, isso aumenta muito a pressão psicológica.

A manobra dividir em etapas, cada etapa é feita com muita precisão e técnica que não podem haver erros; É sinistro fazer tudo isso muito rápido e na beira de um precipício! (Risos)

 

7 - Por que você acha que tem tanta dificuldade de conseguir patrocínio?

R: No Brasil pra qualquer esporte já é difícil conseguir patrocínio... No Rapel eu acredito que falta mais participação das equipes/empresas de Turismo do Rapel, e das marcas de equipamentos, com mais participação dessas empresas ficaria bom para todo mundo.